DOUTORADO

quinta-feira, outubro 2

SHOW DE LANÇAMENTO DO CD


Há exatos dez anos atrás Leandro Maia estreava profissionalmente nos palcos como cantor e violonista do premiado quinteto de música popular "Café Acústico" ganhador de dois Açorianos de melhor grupo de MPB e vencedor do II Festival de Música de Porto Alegre. De lá pra cá "pôs o pé na profissão": formou-se em Música (UFRGS), especializou-se em Práxis da Criação Textual (Unirriter) e mestrou-se em Literatura Brasileira (UFRGS).

Agora apresenta ao público "Palavreio": um tratado autoral em três partes sobre canção brasileira: Palavra de Papel (poemas), Palavra Dita (poemas recitados) e Canção, onde realiza o percurso da palavra falada à "palavra cantada à moda brasileira". O CD-livro - ou CD de cabeceira - é financiado pelo Fumproarte (Prefeitura Municipal de Porto Alegre), com produção executiva de Cláudia Braga (Casa Elétrica Espaço de Cultura), produção musical de Pedrinho Figueiredo e ilustrações de Jorge Herrmann. O disco conta com participação especial de Hique Gomez e traz a sonoridade de mais 25 músicos do primeiro time do cenário local.

Dialogando com poetas, escritores e compositores como Luís de Camões, João Simões Lopes Neto, Manuel Bandeira, Mário Quintana, João Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Noel Rosa, Chico Buarque, Caetano Veloso, Vitor Ramil, entre outros, Leandro Maia depura o conceito de antropofagia e tropicalismo, misturando formas eruditas e populares. Em suas canções aparecem citações de Villa-Lobos, Lennon e Mcartney, Richard Wagner, J.S. Bach, Kurt Cobain, além de literatura de cordel, hai cai e poesia concreta. Esta pluralidade de manifestações culturais - que ocorre de forma orgânica e bem articulada - condiz com o próprio fenômeno da canção brasileira: híbrida e bela, mestiça e única, sofisticada e simples.

A banda é formada por Leandro Maia (voz e violão), Pedrinho Figueiredo (Flauta, Sax e direção musical), Michel Dorfman (piano e teclado), Miguel Tejera (Baixo), Mimo Aires (percussão) e Luke Faro (Bateria). Participação de Marcelo Delacroix, Vanessa Longoni, Marcelo Corsetti, Andréa Cavalheiro e Jorge Herrmann. Cenário e figurino de Sandra Denise Possani, Rudinei Morales e Chico de Los Santos.

Dia 17 de outubro às 20h – Teatro do Sesc, Av. Alberto Bins 665.

Entrada Franca

Serviço:

Show de Lançamento do CD Palavreio de Leandro Maia

17/10/2008 – 20h

Teatro do Sesc (Alberto Bins, 665, Centro, fone 51 3284 2000).

Entrada Franca – Única Apresentação.

6 comentários:

CARLA MELANI disse...

Oi Leandro, recebi a dica do Jorge e Maria, estarei lá no evento, tomei liberdade de postar no meu blog também, abraço e sucesso!

oliveira disse...

Parabéns! Muito dez tua produção cultural nestes anos que atuas como profissional das artes, principalmente a música. Desejo-te toda a sorte do mundo nesta caminhada longa em busca dos teus objetivos. O teu futuro já está acontecendo, já é presente. Sucesso, Saúde e muita Paz.
Estêvão de Oliveira

Karine disse...

Que show lindo!! Parabéns! Me emocionei afu.... até pincei frases para reproduzir nos orkuts e msns da vida! Sei lá, só sei que diziam muito!
Parabéns!

Estevão de Oliveira disse...

Gostamos muito com apresentação de ontem. Continues. Vá em frente. Um abraço.

Eduardo Leonardi disse...

Parabéns pelo ótimo show! Não sou um grande entendedor de música, mas é muito legal a mescla de ritmos que você faz, indo do nativismo a Nirvana. E parabéns também pelo domínio da língua, usando os diversos sentidos que as palavras podem ter. Muito sucesso!

Lú Mello disse...

oi, Leandro!!!

fui ao show de lançamento do Palavreio. adorei suas canções, mas tb por todo seu trabalho e trajetória, este cd é mais do que merecido a vc.

segue um link onde estão alguns vídeos com canções do show
http://br.youtube.com/user/lumellolu

abração!