sexta-feira, agosto 28

MÚSICA
Debates e shows no interior integram a programação do Circuito Gaúcho de Música
Evento em 18 cidades dá a largada para a realização da Feira da Música do Sul

Estimular a organização dos músicos por meio da formação de fóruns permanentes e fortalecer a cadeia produtiva do setor. Estes são os objetivos do Circuito Gaúcho de Música que será realizado em 18 cidades gaúchas entre setembro e outubro deste ano (confira o calendário abaixo) e que contará com painéis apresentados por especialistas no assunto e shows musicais no formato acústico. A iniciativa é do Fórum de Economia da Cultura, vinculado à Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, do Serviço Social do Comércio (SESC/RS), da GB Produtora, do Fórum Permanente de Música do RS; e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e da Coopershoes e tem o apoio de parceiros locais.

O Circuito Gaúcho de Música cumprirá, também, com a função de mobilizar os músicos e demais integrantes desta cadeia produtiva em cada cidade para a 1ª Feira da Música do Sul, que será realizada entre os dias 19 e 22 de novembro de 2009 nas dependências da FENAC, município de Novo Hamburgo.

Como funciona

Os debates acontecem sempre a partir das 19h30, seguidos de espetáculos acústicos de três artistas de estilos variados a partir das 21h, sempre com entrada franca nas duas atividades. A definição do local e dos artistas que farão os shows está sendo feita pelos representantes das entidades organizadoras em parceria com os agentes locais. O critério para a definição dos artistas é a diversidade, ou seja, os três shows devem contemplar estilos musicais diferentes.

Histórico

O Circuito Gaúcho de Música foi criado em 2005 pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul com o objetivo de estimular o processo de organização dos músicos e fomentar a cadeia produtiva da música no Estado por meio de seminários regionais acompanhados de apresentações de shows musicais. Seu desenvolvimento estimulou o Fórum de Economia da Cultura a trazer pela primeira vez ao Estado, em 2008, o projeto de exportação da música Imagem e Comprador, desenvolvido pela Apex Brasil e pela BM&A, Brasil – Música e Artes. Para a edição de 2009, a atividade conta com a parceria do SESC/RS por meio do Arte SESC – Cultura por toda a parte (www.sesc-rs.com.br/artesesc).

Feira da Música

Apesar da reconhecida qualidade na produção musical e da posição geográfica estratégica, o Rio Grande do Sul ainda não conta com uma Feira da Música, capaz de agregar exposição de produtos, debates, espaço para negócios e shows. Por isso, o Fórum de Economia da Cultura da Assembleia Legislativa trabalha em parceria com a GB Produtora, o SESC/RS, o SEBRAE/RS, o Fórum Permanente de Música do RS e a prefeitura de Novo Hamburgo para realizar em novembro deste ano a primeira edição da Feira da Música do Sul. O projeto envolverá os municípios de diversas regiões do Estado em uma programação que contemplará painéis e debates, stands para exposição de produtos e serviços, rodadas de negócios – que contará com a 2ª edição do Imagem e Comprador – e apresentações musicais.

Calendário*:

01/09 – Passo Fundo
08/09 – Lajeado
09/09 – Santa Cruz
10/09 – Ijui
11/09 – Cruz Alta
22/09 – Novo Hamburgo e Santa Rosa
23/09 – Esteio e Uruguaiana
25/09 – Torres
30/09 – Gravataí
01/10 – Canoas
02/10 – Sapucaia do Sul
06/10 – Caxias do Sul e Bagé
07/10 – Pelotas
08/10 – São Leopoldo
12/10 – Sapiranga

* Datas sujeitas a alterações.

Contato:

Assessor de imprensa: Lucidio Gontan
Reg. Prof.: 9389
Contato: (51) 3210.1887 / (51) 97184861

Nenhum comentário: