DOUTORADO

segunda-feira, março 17

PROJETO TAMBORILANDO:
TAMBORES EM REDE
CONVERSAÇÕES INTERNACIONAIS
SMED 2007












Leandro Ernesto Maia
APRESENTAÇÃO

O presente projeto propõe a realização de uma apresentação conjunta dos grupos de percussão das escolas da RME de Porto Alegre. Alunos percussionistas participantes de diversos projetos de educação musical da rede - que ocorrem nas mais variadas regiões da cidade - estarão reunidos num mesmo grande grupo compartilhando saberes, trocando experiências e entrelaçando suas trajetórias.
Esta iniciativa caracteriza-se como o início de um grande movimento musical juvenil que pretende difundir a consciência dos tambores, a cultura de paz, a integração e o grande desafio de realizar trabalhos coletivos baseados nos princípios de cooperação e solidariedade.
Realizar-se-á um espetáculo de abertura de vinte minutos de duração, antecedendo o show do grupo “Ultramen” no evento “Conversações Internacionais” promovido pela Smed. O espetáculo possibilitará a integração dos alunos da rede com os artistas conhecidos do público e da crítica. Ressaltamos que o grupo “Ultramen” representa a safra de jovens músicos do cenário gaúcho, reconhecida nacionalmente, sendo um excelente exemplo aos nossos alunos, exemplo que extrapola as fronteiras da música.

META A SER REALIZADAS
• Espetáculo de Abertura do Show da Banda Ultramen, denominado “Tamborilando: tambores em rede”, com duração de até vinte minutos, contando com a participação de aproximadamente quarenta alunos percussionistas.


DESENVOLVIMENTO
A realização de um espetáculo envolve vários fatores que, em conjunto, resultarão no todo: preparação musical, ensaios, concepção cênica, cenário e figurino. Aproveitaremos a oportunidade de abrir o show da “Ultramen” como elemento propulsor de um movimento com tendência à continuidade e desdobramentos.

Participarão alunos das escolas:
• EMEF Neusa G. Brizola – Cidade Escola. Alunos participantes do projeto Som da Cidade. Prof. Leandro Maia
• EMEF Heitor Villa-Lobos – Alunos participantes das Oficinas de percussão da Orquestra de Flautas Villa-Lobos. Prof. Cecília Silveira
• EMEF Migrantes – Cidade Escola. Alunos participantes do projeto Som da Cidade. Prof. Hugo Alejandro Massiotti
• EMEF Aramy Silva – Integrantes da Banda Escolar. Prof. Maria Luiza Oliveira da Cruz
• EMEF Deputado Victor Issler – Integrantes da Banda Escolar. Prof. Arlindo Schloske






PERCUSSIONISTAS CONVIDADOS
A participação dos músicos percussionistas convidados é de extrema importância, pois garantirá fidelidade à linguagem percussiva e a preparação técnica dos alunos percussionistas. Os convidados atuarão como âncoras, faróis de referência. Contribuirão enormemente na concepção, na preparação e na performance do espetáculo. Sua participação, portanto, é imprescindível e deve ser valorizada tendo em vista a importância do evento.
• Dilnei Aires Ferreira (Mimo Aires): Músico e Educador. Baterista e Percussionista com participação destacada em Festivais e projetos sociais.
• Eduardo Guedes Pacheco (Edu Pacheco): Músico e Educador. Graduado em Percussão (UFSM), Mestre em Educação (UFSM). Coordena o Projeto Cabobi (SM).
• Hilton Jorge Machado (Melô). Músico e Educador. Graduado em História (FAPA). Possui intensa trajetória em projetos culturais na Smed, FASC, SMC e OSPA.

CRONOGRAMA DE ENSAIOS
Os ensaios serão realizados no local da apresentação – centro de eventos do parque da harmonia - com a presença de todos os alunos orientados pelos percussionistas convidados. Haverá um encontro musical entre os professores e os percussionistas convidados com o objetivo de conceber o espetáculo e realizar os primeiros arranjos.
ATIVIDADE LOCAL DATA E HORA
Reunião dos percussionistas e professores EMEF Neusa G. Brizola
Dia 09/10 – 3ªf – 10:30
Ensaio Preparatório Centro de Eventos do Parque da Harmonia Dia 11/10 – 5ª f – 9h às 11:30
Ensaio Preparatório Centro de Eventos do Parque da Harmonia Dia 18/10 – 5ª f – 9h às 11:30
Ensaio Preparatório Centro de Eventos do Parque da Harmonia Dia 20/10 – sábado – 14h às 16:30
Ensaio Geral Centro de Eventos do Parque da Harmonia Dia 25/10 – 5ª f – 13h às 14:30

Um comentário:

SANDRA REGINA PONTES FERREIRA disse...

Leandro, registra ai a participação também da EMEEF Prof. Elyseu Paglioli, que está faltando, fou um lindo trabalho. beijo da Sandra